quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Dicas para os pais do século XXI

Dicas para os pais do século XXI
Nascer, crescer, constituir família, envelhecer e ter o privilégio de ver os descendentes reiniciar o ciclo. Assim é a vida, um constante evoluir e transformar. Somos partes integrantes deste organismo vivo no qual somos inseridos desde que nascemos: as sociedades com seus costumes, valores morais, sociais e religiosos.
Ao observar a passagem dos tempos vemos, claramente, que os anos se incumbiram de mudar a compreensão do que é ser pai e a importância deste papel. O conceito do que é ser o “paizão” do século XXI em nada se parece com a idéia que tínhamos do pai austero e enérgico do passado. O pai que disciplinava os filhos com apenas um olhar, cedeu lugar ao pai camarada e, por vezes, mais flexível.
Com a maior participação feminina no mercado de trabalho, a dinâmica dos casais na criação dos filhos apresentou, sob determinado ponto de vista, um salto qualitativo, uma vez que os homens passaram a se envolver mais diretamente com tarefas que antes eram consideradas do domínio feminino. Tal mudança permitiu aos homens se aproximar mais dos filhos, do ponto de vista físico e emocional, deixando de ser, apenas, o pai provedor.
No entanto penso que “Ser Pai” envolve habilidades tão complexas como as de ser mãe. E infelizmente, não recebemos treinamento formal para desempenhar nenhum dos papeis – seja ele ser pai ou ser mãe!
Em geral, a primeira lição do que é ser pai ou ser mãe acontece apenas quando nos tornamos pais. E a frase clichê escorrega por entre os lábios sem que a gente perceba ou consiga impedir: “Hum… Agora sim eu começo a entender meu pai!”.
Ah, quem já não experimentou esta emoção forte e sentiu os olhos se encherem de lágrimas de agradecimento e respeito aos “velhos pais” ao segurar o filho ou a filha que acabou de nascer?! O coração bate forte e a vida que ali se inicia parece trazer consigo o antigo manual “ser pai”, com apenas algumas poucas atualizações!
Sob a luz dos novos conhecimentos nas áreas sociais, psicológicas e filosóficas, se tivéssemos a oportunidade de refinar as habilidades para ser pai, eu incluiria alguns tópicos que julgo ser imprescindíveis:
1 – Aprendemos por imitação – Estudos ligados à mente e a psicologia nos mostram que a natureza humana age por imitação. Costumes, valores morais, sociais, idéias, músicas, moda, enfim, tudo nós copiamos. Crianças não são diferentes e agirão por imitação. Eles são como esponjas e observam tudo. Portanto, preste muita atenção ao que diz e faz, principalmente quando estiver na presença dos filhos, e pense a respeito do tipo de exemplo que deseja dar. A educação é silenciosa!
2 – Evite críticas diretas à criança e coloque o foco no comportamento – As crianças precisam saber que são amadas e respeitadas. Portanto, é importante reforçar a idéia de que a amamos. Especialmente nos momentos em que reprovamos um determinado comportamento. Por exemplo, podemos dizer: “Amo muito você, mas o seu comportamento pode mudar e melhorar!” Ao mesmo tempo, as crianças precisam não somente ser ensinadas o que é certo ou errado de acordo com os códigos sociais e éticos de onde vivemos, mas também é importante que os pais demonstrem e vivam sob os mesmos princípios.
3 – Estabeleça limites – Como hora de dormir, brincar e estudar. Desta forma eles compreenderão que são amados e saberão que alguém se importa com eles. Mesmo que se rebelem contra as regras, saberão que têm pais presentes e que os ama.
4 – Divirta-se com as crianças – Ser pai envolve grande responsabilidade, mas também pode e deve ser divertido. Mostre as crianças que você curte ser pai. Não permita que outras responsabilidades ou interesses o impeça de passar tempos preciosos com seus filhos. Se não o fizer enquanto são jovens, depois será muito mais difícil estabelecer laços de intimidade.
5 – Ouça se quiser ser ouvido – Demonstre interesse pelo seu filho e se envolva na vida dele. Ouça o que ele tem a dizer. Crie um ambiente onde ele se sinta confortável de vir até você com um problema pequeno ou grande.
E para finalizar, se tudo ficar muito complicado e difícil. Respire fundo, conte até 1000, invista na habilidade de ter muita paciência e compreensão de que vida, a partir do dia em que você se tornou pai, passou a ser a respeito dele e não você! A verdade é que pais e mães vivem para os filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário