sábado, 24 de maio de 2014

Perigo nas alturas: seu apartamento é seguro?

Shutterstock












Janelas sem grades de proteção e crianças desacompanhadas: combinação que pode terminar em tragédia. Nessa terça-feira (26), o Corpo de Bombeiros confirmou que uma menina de cinco anos morreu ao cair do 13º andar de um edifício no centro de Curitiba (PR), segundo informações do G1. A criança teria subido na cama de um dos quartos, enquanto a mãe conversava com uma amiga, proprietária do apartamento. Não havia tela de proteção na janela.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, as quedas são a principal causa de atendimento de crianças de 0 a 9 anos nas unidades de urgência do Sistema Único de Saúde. Casos assim são raros. O mais comum são pequenos incidentes, como cair do trocador ou da escada.
Mas cerca de 70% dos casos acontece em casa e está associada à ausência de um cuidador. Por isso, todo cuidado é pouco. O pediatra Victor Nudelman, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), explica que famílias que vivem em edifícios e sobrados devem instalar grades e redes de proteção (com aberturas pequenas e resistentes ao estiramento) antes mesmo do bebê aprender a andar. “As crianças aprendem coisas novas a cada dia, quando os adultos menos esperam”, diz. Virar do trocador aos 4 meses, escalar o sofá aos 9, subir escadas com 1 ano de idade, por exemplo, são situações comuns. Outra razão, segundo o pediatra, para nunca deixar o bebê desacompanhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário