sábado, 24 de maio de 2014

Saiba como proteger crianças e adolescentes dos perigos da internet

Há 15 anos presente na vida do brasileiro, a internet mudou os hábitos também de crianças e adolescentes. A atual geração, considerada como "tecnologicamente nativa", já nasceu com o computador da casa conectado à web. Mas, com o maior acesso às informações, vem a grande responsabilidade na navegação.

Para que os jovens internautas possam utilizar a internet com segurança, é possível tomar alguns cuidados na hora de utilizar sites e redes sociais. Dois dos riscos maiores são o da pedofilia e do ciberbullying (espécie de assédio moral a uma criança pela web), que podem ser prevenidos de formas semelhantes. 

Na web é possível ter um espaço democrático e com liberdade de expressão, mas também há o perigo de informações serem mal interpretadas e usadas por pessoas mal intencionadas. Daí a necessidade de monitoramento das crianças e adolescentes.

PC na sala
Há softwares que ajudam os pais a verificar se há alguma coisa errada acontecendo. A empresa de segurança McAfee possui uma solução de controle parental para o computador, prometendo “uma ferramenta que vai ajudar aos pais entender o que os filhos estão fazendo”, segundo José Matias, gerente de suporte técnico da companhia.

“O software Total Protection classifica os usuários por faixas etárias e também é possível definir atributos sobre o que o usuário possa ou não fazer. Mas o intuito não é proibir, mas sim permitir a navegação e registrar o que ele está fazendo – inclusive conversas em mensageiros instantâneos, redes sociais e YouTube”, afirma. “Mas é importante que os filhos saibam que os pais estejam fazendo isso”, ressalta.

“A criança tem um acesso a um computador que está no quarto, que é dela, onde pode fechar a porta e ter privacidade. Esse tipo de comportamento permite que ela se isole, e fica mais difícil para a família saber o que está acontecendo”, afirma Matias. O conselho é deixar o PC na sala, mas sem deixar de monitorar a navegação. 

De portas abertas
Pesquisadora sobre bullying no Brasil desde 2000 e consultora da organização não-governamental Plan, Cléo Fante é pioneira nos estudos sobre o assédio feito pela internet. Para a educadora, o desfecho do ataque virtual acaba indo para o mundo real: no caso de crianças e adolescentes, geralmente esse ambiente é a escola. 

“Quando os jovens não são orientados pela família ou a escola, acabam gerando a violência”, diz. Para Fante, as instituições de ensino deveriam orientar os alunos para os perigos na internet. E a falta de direcionamento aos estudantes na prevenção é que permite que se exponham aos riscos.

“É como eu explico para os alunos: é a mesma coisa de você estar em sua casa e deixar as portas abertas. Então, qualquer pessoa pode entrar, mexer nas suas coisas, invadir sua privacidade, lhe maltratar e lhe caluniar – mas você também facilitou”, diz. 

Dicas
A prevenção é ainda a melhor forma de ajudar. É preciso prestar atenção ao comportamento das crianças e adolescentes, que costumam ficar mais introspectivos, agressivos e evitando o uso da internet. Mesmo quando se lida com um filho que seja autor do ciberbullying, é também necessário ficar de olho em atitudes egoístas, violentas e que trazem um sentimento de superioridade. 

Quando o crime envolve adultos, o perigo é ainda maior. A prática de pedofilia é considerada crime no Estatuto da Criança e do Adolescente e é possível denunciar algo ou alguém suspeito no site da SaferNet, uma associação civil sem fins lucrativos no combate à pornografia infantil na internet brasileira, ou na própria Polícia Federal

Mas o mais importante é sempre contar tudo ao adulto responsável (pai, mãe ou familiar) e nunca deixar o medo ou a vergonha impedirem a denúncia. Os pais também precisam, além de observar os filhos, ter cuidado com o próprio comportamento: ele influencia as atitudes da criança ou do adolescente.

A SaferNet Brasil oferece uma espécie de cartilha com dicas de navegação. Confira algumas sugestões:

- Procure ser educado e cordial também na hora de publicar ou comentar algo na internet;
- Evite colocar endereço, telefone, nome da escola e nome completo;
- Muito cuidado ao divulgar seus desejos, segredos e sonhos. Sua intimidade é muito valiosa, cuide bem dela;
- Você colocaria seu diário na praça pública, no mural do colégio ou na praia? Pense muito bem antes de publicar algo na internet;
- Cuidado com as fotos que posta, elas podem ser modificadas e usadas contra você. Não coloque fotos com uniforme da escola ou algo que possa indicar onde estuda;
- O que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos. Cuidado com estranhos;
- Jamais aceite convite de encontro presencial com quem não conhece;
- Uma vez publicado, tudo pode ser gravado por outros e voltar ao ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário