quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fique atenta aos perigos da internet para as crianças

Se seu filho passa o dia pendurado no computador, acompanhe o que ele faz de perto. Uma atitude errada na rede pode ter consequências graves no futuro

Lembre-se: uma atitude errada na rede pode ter consequências graves no futuro
Foto:  Dreamstime

A internet é uma excelente ferramenta tecnológica, mas, se for usada incorretamente por uma criança ou adolescente, ela traz perigos que às vezes nem um adulto pode prever. Portanto, explique ao seu filho o que é certo (ou errado) fazer para que ele não crie problemas futuros. Além da chance de conhecer pessoas de má índole, crianças e jovens podem aprender a mentir para conseguir o que querem, o que não é nada saudável para a formação de um adulto.
Confira as algumas lições do especialista em eletrônica Alexandre Hashimoto para que ninguém erre.
Publicar fotos íntimas suas ou de familiares em redes sociais
Consequência: fotos da infância (seu filho hoje de pijamas ou sua filha de biquíni) ficam para o resto da vida na internet. Daqui a alguns anos, elas podem ser usadas sem permissão para fins indevidos (como pedofilia, pornografia etc). Isso arranhará a imagem deles e pode até prejudicar a busca de um emprego.
Revelar dados pessoais, como telefone e endereço residencial ou da escola, assim como o horário que estuda
Consequência: pessoas mal-intencionadas podem usar essas dicas para assustar você quando seu filho não estiver em casa. Sabe aqueles trotes que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver ligando tiver informações precisas da vida dele! E aí a família vai ficar apavorada mesmo. Não deixe isso acontecer.
Adicionar pessoas que não conhece nas redes sociais
Consequência: essas pessoas terão acesso a todo tipo de informação (inclusive fotos!) que os jovens colocam, sem ter o vínculo da amizade. Para piorar, elas podem até repassar para outras pessoas dados que deveriam ser mantidos só entre amigos. O perigo é o da exposição exagerada.
Fingir ser uma pessoa que não é, mudar de identidade
Consequência: ninguém jamais pode assumir uma identidade que não é a sua, seja fora ou dentro da internet, de brincadeira. Se algo der errado e seu filho for descoberto, a ação poderá comprometer sua imagem para o resto da vida.
Marcar encontro sem avisar os pais ou ir sozinho
Consequência: atitudes como essa envolvem risco de morte. Não dá para prever quem está do outro lado do computador! Se seu filho quiser conhecer gente nova, você deve acompanhá-lo. E, mesmo assim, há risco enorme.
Não proteger o computador e deixá-lo sem configurações de segurança
Consequência: ignorar esse cuidado com o aparelho facilita a entrada de hackers (lê-se "ráquers". São os criminosos que invadem os computadores alheios). Eles podem usar dados preenchidos na internet para prejudicar a família. Se não souber configurar, peça ajuda a um profissional.
Curtir ou compartilhar qualquer publicação na rede social
Consequência: sem saber que corre esse risco, ele pode contribuir para divulgar notícias mentirosas ou ajudar pessoas mal-intencionadas. Esteja sempre por perto e supervisione as atitudes de seu filho na rede.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário