quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A criança está com dificuldade em integrar-se no meio social? Conheça outros sintomas da síndrome de Asperger

sintomas da síndrome de Asperger
Em 1944, Hans Asperger, pediatra austríaco, descreveu quatro crianças que tinham dificuldade em se integrar socialmente em grupos. Propôs em seu estudo a definição de um distúrbio que ele denominou Psicopatia Autística.
A síndrome de Asperger é um transtorno invasivo do desenvolvimento. Caracteriza-se por prejuízos na interação social, bem como interesses e comportamentos limitados, como visto no autismo, mas seu curso de desenvolvimento está marcado por uma falta de qualquer retardo clinicamente significativo na linguagem falada ou na percepção da linguagem, no desenvolvimento cognitivo, nas habilidades de autocuidado e na curiosidade sobre o ambiente

 Sintomas
 Apesar de ter as habilidades intelectuais preservadas, as crianças apresentam uma notável pobreza na comunicação não verbal, empatia pobre e uma tendência a intelectualizar as emoções; uma inclinação a ter a fala prolixa, em monólogo e às vezes incoerente, uma linguagem tendendo ao formalismo (“pequenos professores”), interesses que ocupam totalmente o foco da atenção envolvendo tópicos não usuais que dominam sua conversação e falta de coordenação motora.
A causa da síndrome de Asperger é desconhecida, mas estudos familiares sugerem uma possível relação com o transtorno autista, o qual considera hipóteses genéticas, metabólicas e perinatais.
Os sintomas podem ser notados quando as crianças apresentam comportamentos repetitivos e estereotipados e reagem de forma inflexível a mudanças de rotina.

 Diagnóstico
 O diagnóstico da síndrome de Asperger requer a demonstração de prejuízos qualitativos na interação social e padrões de interesses restritos, critérios que são idênticos aos do autismo. Ao contrário do autismo, não há critérios para o grupo dos sintomas de desenvolvimento da linguagem e de comunicação e os critérios de início da doença diferem no sentido de que não deve haver retardo na aquisição da linguagem e nas habilidades cognitivas e de autocuidado.
Diversos estudos salientam que a prevalência da síndrome continua limitada, mas ela parece ser mais comum no sexo masculino.
Alguns indivíduos desenvolvem sintomas de Transtorno de Ansiedade ou de Humor que podem requerer tratamento, incluindo medicação.

 Asperger x autismo
 Sendo a síndrome de Asperger considerada como um transtorno mais evoluído do que o autismo infantil, tendem a ser benéficas para o tratamento algumas das mesmas técnicas usadas para o transtorno autista.
Não há ainda estudos sistemáticos de acompanhamento no longo prazo de crianças com síndrome de Asperger, parcialmente devido a problema com a nosologia. Muitas crianças são capazes de assistir a aulas em escola regular com serviços de apoio adicional, ainda que sejam especialmente vulneráveis a serem vistas como excêntricas e a serem alvo de chacotas ou serem vitimizadas; outras requerem serviços de educação especial, geralmente não devido a déficits acadêmicos, mas devido às dificuldades sociais e comportamentais. O atendimento ao portador de síndrome de Asperger é multidisciplinar: psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, etc.


Profa. Dra. Monalisa de Cássia Fogaça possui Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo e Mestrado em Ciências Endocrinológicas. Atua como professora na Uninove curso de Psicologia e Senai - São Caetano do Sul - Pós-Graduação Lato-Sensu: disciplina Metodologia Científica.

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