quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Veja dicas de psiquiatra para saber se o seu filho usa drogas - Como diagnosticar?

Se você desconfia que seu filho está usando drogas, o primeiro passo é tentar conversar com ele e investigar se sua preocupação procede. Caso o jovem confirme o uso, pedindo ajuda, ou caso negue, mas inúmeros indícios colaboram para uma ideia contrária, procure um médico psiquiatra especialista em dependência química ou em psiquiatria infantojuvenil de sua confiança para uma avaliação comportamental completa.
Nessa avaliação comportamental o adolescente deverá ser avaliado de uma maneira global, tentando identificar todos os sintomas suspeitos de envolvimento problemático com álcool e outras drogas, além de uma investigação de outros possíveis transtornos comportamentais que podem estar presentes. Testagens laboratoriais para drogas de abuso podem ser solicitadas durante a investigação. "Caso seu filho tenha utilizado uma droga, isso não significa necessariamente que ele seja um dependente químico. Ele pode estar realizando um uso abusivo da substância, sem ainda um prejuízo muito significativo, logo, quanto mais precocemente descoberto o problema, mais fácil será o tratamento e maiores serão as chances de recuperação do jovem", finaliza o Dr. Teixeira.
Saiba 12 perguntas que todos os pais, familiares, amigos e professores devem responder sobre o comportamento atual do adolescente. Elas podem servir de pistas na investigação de um possível envolvimento com álcool e outras drogas. Vale a pena lembrar que essas mudanças não são regras e não significam necessariamente que o jovem esteja envolvido com drogas, mas servem de alerta para uma possível investigação atenta de seu comportamento e atitudes.
1) O jovem piorou sua aparência  pessoal e seus hábitos de higiene?
2) Utiliza roupas com slogans de apologia às drogas?
3) Escuta músicas ligadas ao tráfico ou de apologia às drogas?
4) Fala que fumar maconha ou beber não faz mal à saúde?
5) Está fumando cigarro?
6) Está chegando bêbado em casa?
7) Está frequentando festas raves?
8) Está dirigindo bêbado?
9) Apresenta-se mentindo, roubando ou enganando outras pessoas?
10) Tem se envolvido em brigas?
11) Tem entrado em atrito familiar constantemente?
12) Apresenta-se agressivo, revoltado ou nervoso?


Gustavo Teixeira é médico psiquiatra infantil, palestrante internacional e escritor psicoeducacional. Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University. Mestre em Educação - Framingham State University. Curso de extensão em Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School. Pós-graduado em Psiquiatria - UFRJ. Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP. Pós-graduado em Saúde Mental e Desenvolvimento Infantil - Santa Casa do RJ. Editor-chefe dos Websites: www.comportamentoinfantil.com e www.disorderatschool.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário