Muitas vezes as crianças não podem ou ainda não conseguem expressar o que há de errado.
Elas ainda não possuem discernimento para verbalizar seus sentimentos. Ao contrário, elas contam suas
histórias interagindo com seu ambiente.
Como psicóloga infantil, Dra. Fernanda Spengler é hábil na ciência de diagnosticar e entender o comportamento das crianças. Ela coleta informações utilizando-se de diversas modalidades (entrevistas de diagnóstico, avaliações descritivas, observação de comportamento, terapia infantil (jogos, brincadeiras) e interação familiar. Trata crianças com Déficit de atenção e Hiperatividade, problemas de socialização, dificuldades escolares, medos/angustias exagerados, comportamento inadequado e síndromes que afetam o desenvolvimento da criança.
Abaixo segue uma visão geral de situações em que os pais devem atentar-se no comportamento
de seus filhos.
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Mudanças de Humor - depressão e ansiedade podem manifestar-se como tristeza, irritação e ou/ agressão ;
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Mudanças de comportamento – a criança pode aumentar ou diminuir o seu nível de energia, ou seja, menor interesse em brincar e/ou demonstrar um comportamento de isolamento ;
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Queixas Físicas - crianças que frequentemente reclamam de indisposições físicas como dor de cabeça ou dor de barriga;
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Dificuldades em separar-se dos pais - algumas crianças tornam-se estressadas quando separadas dos pais, o que pode indicar ansiedade pela separação;
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Problemas de concentração - crianças que possuem dificuldades de concentração e em manter-se tranqüila durante alguma atividade ou que comporta-se impulsivamente;
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Negar-se a ir a Escola - crianças que se negam a ir a escola é um indício que elas possuem problemas emocionais e devem ser tratadas para retornar a escola o quanto antes;
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Baixo desempenho escolar - desempenho escolar fraco ou queda das notas pode indicar stress emocional ou dificuldades de aprendizagem;
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Comportamento Inadequado - Crianças que agem de forma excessivamente temperamental, muitas vezes agressivas com pais, irmãos, amigos e professores;
A importância da intervenção precoce
Crianças apresentam excelentes evoluções e menor dificuldades a longo prazo
quando elas recebem um tratamento intenso e uma intervenção precoce. Problemas não tratados tendem a
se agravarem e apresentam uma maior resistência. Tolerância a frustração por exemplo, é uma habilidade chave
para crianças aprenderam desde cedo. Pais que falham ao ensinar seus filhos a como aceitar um "Não" estão criando
um notivo para problemas maiores no futuro como crianças maduras.
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